Página inicial > História
Editoria A

Publicado: Terça, 27 Agosto 2019 15:25

A história dos cursos voltados ao campo das Artes na UFPA remonta ao ano de 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. Em 2009, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Artes que detém íntimo diálogo com os Cursos de Graduação do Instituto de Ciências da Arte (ICA).

Precursor do ICA, o Núcleo de Artes – NUAR foi criado em 1991, como unidade coordenadora de dois setores artísticos da UFPA: a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), Escola de Música da UFPA (EMUFPA). O NUAR estava voltado à pesquisa e ao registro da herança cultural local e sua disponibilização em acervo de discos e publicações.      Como o NUAR, por sua natureza estrutural, não podia avançar em vários aspectos do contexto acadêmico as graduações ligadas ao campo da Arte já existentes na UFPA mantiveram-se integradas ao Departamento de Artes do Centro de Letras e Artes – CLA. Em 2006, esses setores foram extintos por meio da Resolução nº 613, de 13 de fevereiro de 2006 (CONSUN) que criou o ICA.

Como unidade acadêmica da UFPA, o ICA reuniu os cursos e atividades artísticas do NUAR e do Departamento de Arte, do antigo Centro de Letras e Artes, e agregou a EMUFPA, a ETDUFPA e a Faculdade de Artes Visuais (FAV) em sua estrutura Acadêmico-Administrativa atualmente descrita em seu Regimento, aprovado pela Resolução nº 663, de 31 de março de 2009.