Identidade Visual da FAV exalta a diversidade
A Faculdade de Artes Visuais (FAV) agora já tem a sua identidade visual. Aprovada em reunião do Conselho da faculdade, realizada no último dia 22 de fevereiro, a marca da FAV celebra a diversidade na congregação dos saberes dos seus cinco cursos: licenciatura em Artes Visuais, os bacharelados em Artes Visuais, Cinema e Audiovisual e Museologia, e o tecnólogo em Produção Multimídia.
O projeto de desenvolvimento da identidade visual da FAV foi coordenado pelas professoras Ana Cláudia Melo, de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, de Museologia. Ambas atualmente respondem pela direção da faculdade. A marca é uma criação da professora Sâmia Batista, do curso de Produção Multimídia. O processo criativo da marca iniciou em novembro de 2020 e envolveu as etapas de briefing, pesquisa com a comunidade da FAV, avaliação das propostas e solução.
A professora Ana Cláudia Melo detalha que o grande desafio foi encontrar uma identidade que fosse capaz de demonstrar a riqueza da multiplicidade de saberes que a faculdade congrega, por mais que o seu nome esteja associado a um dos seus cursos, o de Artes Visuais. A pesquisa realizada com discentes, professores e técnicos, pontua a professora Carmen Silva, foi importante “porque sinalizou exatamente aquilo que percebíamos, isto é, que a marca deveria, sobretudo, exaltar e reiterar os diálogos que ocorrem na prática na FAV, todos os dias, entre arte, cultura, patrimônio e tecnologia, na produção do conhecimento científico”.
A professora Sâmia Batista explica que, mais do que a conjunção entre símbolo e logotipo, a marca abrange as experiências tangíveis e intangíveis ocorridas na relação entre a instituição e seus públicos. “Uma marca nasce para resistir ao tempo e repassar valores institucionais que devem ser reconhecidos amplamente, através das pontas de contato com seu público”, ressalta a professora. No caso da FAV, a professora Sâmia detalha que a marca representa a faculdade como lugar de saberes, de troca, experimentação e de múltiplas influências entre os cursos, que em movimento e diálogo geram algo novo. Também se apresenta como uma proposta orgânica, que remete à sinuosidade dos rios amazônicos, mas também a um caleidoscópio multicolorido, cujas fragmentos representam pluralidade e também solidez. “É uma marca cambiante, cujas formas e cores mudam a fim de também representar o conceito de renovação”, comenta.
Reformas e obras - Enquanto não voltamos às atividades presenciais, a Faculdade de Artes Visuais está trabalhando para preparar seus espaços para quando nossas atividades voltarem minimamente à normalidade. A FAV está recebendo novas sinalizações com a identidade visual recém aprovada. A reforma do Atelier está em andamento, com a pintura e elétrica praticamente concluídas. O processo de licitação para a construção do estacionamento e revitalização do bosque Paulo Cavalcante já foi homologado pelo reitor, o professor Emmanuel Tourinho, no último dia 22 de fevereiro, sendo a vencedora a empresa Estrutural Construções e Serviços Eireli. Entre as melhorias para esta área estão a construções de anfiteatro para aulas ao ar livre, coreto, quiosques e estacionamento.
Serviço
Para acessar o manual de marca da FAV clique aqui.
Para acessar o manual de marca da FAV/PARFOR clique aqui.
Para acessar as marcas por curso clique aqui.
Para acessar a marca prioritária clique aqui.
Para acessar a marca da FAV versão cinza clique aqui.
Para acessar a versão da marca da FAV em fio clique aqui.
Para acessar a assinatura completa FAV/ICA/UFPA clique aqui.
Redes sociais clique aqui.
Texto: FAV
Redes Sociais