Meu Círio
Organizado por Ricardo Harada Ono e vencedor do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura, Meu Círio é uma HQ de 52 páginas lançada em 2019 e que foi ilustrada por Adriano Lima, Alexandre Coelho, Amanda Barros, André Ciderfao, Cecil Coelho, Cleyson Oliveira, Elton Galdino, Erik Rivero, João Hermeto Moraes de Carvalho, Marcio Loerzer, Marina H. H. Tavares, Matheus Sousa, Paulo Mashiro, Rodrigo Thales, Vini Passos e Volney Nazareno Duarte Gonçalves.
A presente obra se divide em 15 partes, onde cada uma trata de uma história diferente. Os artistas, sobre a orientação de Harada, se dividem para ilustrar e roteirizar os capítulos da HQ, dando a cada uma das sequências suas próprias características. Aqui cada capítulo possui assuntos, estilos artísticos e reflexões próprias, por vezes inspirados em fragmentos da memória sentimental de seus autores, de maneira a retratar de momentos cômicos até períodos de dor sufocantes que podem ser aliviados, para muitos e muitas, diante da fé.
Através de histórias curtas, Meu Círio comove, diverte, emociona e, às vezes, até quebra com a quarta parede. Retrata, por conseguinte, o evento do Círio como uma marcante expressão cultural do Estado do Pará, o qual possui projeção internacional. Mas, além disso, mesmo como obra ficcional, mostra memórias e experiências individuais em combinação para formar um marcante elemento cultural na identidade paraense, capaz de transcender seu sentido religioso.
¹. Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.
Redes Sociais