Página inicial > HQs > Africano Pai D'Égua

Africano Pai D'Égua

Publicado: Quarta, 13 Julho 2022 11:34

Por Keven Magalhães¹

Com roteiro e projeto gráfico elaborado por Ricardo Harada Ono, com desenhado de Volney Nazareno Duarte Gonçalves, Africano Pai D'Égua é uma iniciativa da Casa Brasil-África e da Universidade Federal do Pará (UFPA), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Relações Internacionais, e que tem o objetivo de chamar atenção para as contribuições de alunos e alunas africanas e afrodescendentes da Universidade.

Trata-se de uma continuação da HQ “Orientações Acadêmicas para Estudantes da UFPA”, material disponível aqui no site da FAV. Africano Pai D’Égua, portanto, revela alguns personagens icônicos da história anterior, mas agora foca na temática da abordagem de temas caros às questões raciais.

Em uma perspectiva de tradução visual juvenil, a obra apresenta, resumidamente, algumas das nações africanas, entre elas Cabo Verde, Angola e República Democrática do Congo (nações que possuem grande parceria com a UFPA), bem como alguns de seus costumes, de maneira a romper com vários estereótipos ainda recorrentes, como quando na situação do personagem Haroldo ao se dar conta de que a África que está conhecendo é diferente da África dos Filmes – esta segunda África é, tantas vezes, apresentada de maneira reducionista.

Em suas 56 páginas, a HQ nos faz refletir sobre como crenças pré-estabelecidas geralmente não condizem com a realidade de determinadas culturas. Com uma abordagem crítica em suas entrelinhas, aponta para como temos muito mais semelhanças que nos aproximam do que diferenças que nos separam das Áfricas.

¹. Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.