HQ A trajetória de Kashiro na FAV
(Clique na imagem para acessar a HQ)
Por Keven Silva Magalhães[1]
José Henrique S. da Silveira, ou simplesmente Henrique Kashiro[2], como é conhecido no meio artístico, possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais e é autor de "A Trajetória de José Henrique no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAV - UFPA", um quadrinho que compõe seu TCC e conta, em arte sequencial, boa parte da experiência do artista em sua trajetória em busca do diploma. Um trabalho emocionante que, nas palavras do protagonista, foi "feito com muito carinho, suor, sangue e algumas lágrimas! (muitas, na verdade!...)".
Desde pequeno, Kashiro se interessou por arte graças ao incentivo da família, mas foi na adolescência que sua paixão pelo desenho se intensificou quando teve contato com várias séries animadas, especialmente animes. Dentre tantas, uma das suas maiores inspirações foi com Masashi Kishimoto, através da série Naruto, influência essas que são expressivas em sua obra. Vale ressaltar que Henrique aprendeu e se aprimorou sozinho, dada sua impossibilidade de fazer cursos, algo que mudou quando entrou na Faculdade de Artes Visuais/UFPA.
Apesar de não ser necessariamente um mangá - o que era a proposta inicial do autor para sua obra -, o trabalho possui muitas características próprias deste tipo de mídia, como seguir o modelo de leitura oriental, isto é, deve ser lida da direita para a esquerda e de cima para baixo. Todos os desenhos do quadrinho foram feitos de maneira tradicional, usando nanquim, aquarela, grafite, colagem, canetinha e lápis de cor, e só depois escaneados e diagramados digitalmente, tudo feito exclusivamente pelo autor.
Através de sua obra, Kashiro aborda não só o que aprendeu e passou em sua graduação, mas tenta abarcar o máximo possível de sua experiência na Faculdade de Artes Visuais. Não deixa de fora amigos, dificuldades, frustrações, desafios e aprendizados. A obra fala do próprio autor e nos aproxima, em certo nível, de sua personalidade artística e social. Aqui, cada página é carregada de emoção, emoção na mais alta voltagem de uma produção sequencial realizada na Amazônia. Uma leitura que vale a pena!
[1] Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.
[2] Conheça mais sobre o artista em seu instagram: @henriquekashiro
Redes Sociais