Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Caloures FAV 2022

RESUMÃO SEMANA DE CALOURES FAV 2022

Por Keven Magalhães¹

Fotografia: John Fletcher

E aí, pessoal, curtiu a Semana de Caloures que rolou aqui na FAV dos dias 14 a 18 de março? Aproveitamos e preparamos um resumão aqui pra ti, criatura do amor, pois este foi um período para retornarmos ao presencial depois de todas as dificuldades da Pandemia, para aliviarmos a saudade de amigos e amigas, e conhecermos gente nova e bacana. Com a temática disparadora Para além do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e o poder do Raio que o Parta, pudemos desfrutar de muita Arte, Pesquisa, Educação, Poesia, Música, Crítica Social, Inspiração e Piração.

Ocorreram palestras, oficinas, apresentação do grupo musical de Carimbó Tamaruteua, passeio ecológico e mais. Tudo organizado e promovido pela Direção da Faculdade em diálogo com os Centros Acadêmicos dos Cursos de Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Produção Multimídia, além das Secretarias, Coordenações de Cursos, Coordenação Pedagógica, técnicos e técnicas, gestores culturais... isso mesmo, ninguém ficou de fora. Contamos até com a presença e participação de alunos e alunas egressas que apresentaram seus trabalhos e pesquisas, sabia?

Fotografia: Triz Melo

Nossa programação foi pensada para todos os gostos. Desde oficina de Introdução às HQs até apresentações de longas-metragens com a inauguração do CINE FAV. Nossos filmes foram Para ter Onde ir (2016), da cineasta e professora Jorane Castro, e Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade e baseado na obra de Mário de Andrade. Também tivemos palestras sobre Educação, Arte e Práticas Antirracistas, uma Mesa com a exposição dos Programas de Pós-Graduação (PPGArtes e PPGPATRI/ UFPA) e outra com a Campanha da Diversidade FAV. Além disso, pudemos conhecer os novos espaços da Faculdade de Artes Visuais, entre eles o anfiteatro que... cof, cof... modéstia à parte... FICOU BOM PRA CARAMBA! A aula inaugural, Quantos modernismos cabem numa modernidade?, promovida pelo professor Afonso Medeiros e pela professora Idanise Harnoy, aconteceu lá, inclusive.

Fotografia: John Fletcher

Ah, mas você tá querendo saber do trote, né? Olha, se você estava esperando um evento horrendo com muito constrangimento e humilhação pública, ESPEROU ERRADO!

Aqui na FAV tivemos sim um trote, mas foi um Trote Ecológico, que, em suma, se deu em um passeio guiado pelo Bosquinho da UFPA, com mediação da professora Gina Calzavara. Este passeio possibilitou conhecer uma das áreas verdes mais bonitas da universidade, onde caloures puderam desfrutar e aprender sobre questões ecológicas nas quais estamos todos envolvidos e envolvidas. Rolou até a interpretação da trend da Beyoncé...

Convidamos você para dar uma olhada no instagram da FAV (@fav.ufpa) e conferir alguns dos registros. Temos imagens de TODOS os momentos. De qualquer modo, vê se nos acompanha por lá, viu? É um canal de comunicação mais direto entre todas, todes e todos.

Fotografia: Davi Rodrigues

Fotografia: Moyses Cavalcante

Fotografia: Triz Melo

____________________________________

¹ Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.