Página inicial > Últimas Notícias > Mural de Nagib Luka em Homenagem ao professor Arthur Leandro

Mural de Nagib Luka em Homenagem ao professor Arthur Leandro

• Publicado: Sexta, 20 Mai 2022 11:00

Por Keven Silva Magalhães¹

(Foto: John Fletcher)

Nagib Luka, integrante do movimento hip hop e, mais especificamente, focado no elemento do graffiti, pela segunda vez homenageia o professor Arthur Leandro em um mural na FAV - Faculdade de Artes Visuais. Na atual obra, o desenvolvimento de Nagib é um destaque no que diz respeito a sua técnica pessoal e domínio sobre as ferramentas. Aqui, o artista consegue exprimir, talvez através do olhar ou das cores, a conexão que reside entre Leandro e a perspectiva afroamazônica.

Difícil é pensar em outra forma de homenagear que não essa, uma vez que poucas conexões são, essencialmente, tão fortes quanto a representatividade do professor Leandro e o idioma do grafite e das ruas. Nas palavras do próprio autor do mural, "o grafite é uma linguagem potente para aqueles que não tem voz", denotando que, por vezes, o único meio de manifestação de algumas minorias é através desse manifesto.

Pelas mãos de Nagib fica clara a importância da memória de Arthur Leandro, uma vez que foi uma figura icônica não só para a universidade, mas também para inúmeras minorias, incluindo os potmas, isto é, culturas de matrizes africanas. É lembrado por vários professores, professoras, funcionários e discentes pelos incontáveis projetos que levou a frente.

A obra está ligada à sala Tatá Kinamboji, e, para a professora Ana Cláudia Leão, seria impossível desvincular a imagem de Arthur do conceito da sala, visto que o nome do local também é o nome dele na sua tradição afrocultural. O local da pintura também não foi escolhido por acaso, visto que, em frente ao mural em questão, era onde o professor ouvia e compartilhava relatos artísticos, o que faz ecoar até os dias atuais a sua “voz”. A própria ocupação do espaço que viria a se tornar a sala que leva seu nome - esta última localizada no segundo andar do Ateliê de Artes - foi feita pensada para ser um espaço político e de luta, mas também como uma forma de lembrar dele, um modo de honrar a memória do saudoso professor Arthur Leandro enquanto articulador de projetos.

¹. Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.