Página inicial > Últimas Notícias > HQ Orientações Acadêmicas

HQ Orientações Acadêmicas

• Publicado: Quinta, 18 Agosto 2022 09:50

Por Keven Magalhães¹

Em Orientações Acadêmicas para Estudantes da UFPA, Ricardo Harada Ono – professor da FAV, artista e autor de várias HQ’s – apresenta, de forma descontraída, a saga de 03 caloures as quais enfrentam seus primeiros dias na Universidade Federal do Pará. Esta é uma história que envolve encontros e desencontros, confusão e empolgação, com referências à cultura pop do cinema e dos games, tudo adaptado à dimensão regional nortista. Uma narrativa comum para quem é recém-estudante da universidade, bem como para veteranes.

Harada Ono utiliza na obra técnica mista, envolvendo desenho tradicional com borracha, lápis e pincel, mas colorindo através da pintura digital. O professor expressa sua obra através de um estilo mais humorado, uma pegada descontraída e informal para expor momentos em que, dificilmente, algum alune (ou não) da UFPA não se identificaria. Faz uso, desse modo, de gírias locais, almoço no RU ou manifestações de movimentos estudantis. Conta até com um mapa da UFPA desenhado no estilo “Mário World”.

O autor, em uma história leve e fluida, nos ajuda com uma “aventura” sobre o que é ser alune da Universidade Federal do Pará, principalmente em seus primeiros dias como discente. São nestes dias em que é comum ver tanta gente perdida em meio a prédios chamados por siglas, digamos, “estranhas”. Além de apresentar questões importantes que fogem de muitas e muitos – como a história da instituição, as políticas universitárias, o multicampi, hospitais, serviços e vários outros –, o quadrinho de Ricardo Harada é uma narrativa para se acompanhar, guia introdutório para qualquer alune interessado em compreender um pouquinho mais deste universo complexo da educação, pesquisa e extensão em suas diversas organizações.

¹. Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.