Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Professor Ricardo Harada Ono, da FAV/ UFPA, recebe o Prêmio Benedito Nunes 2022
Início do conteúdo da página

Professor Ricardo Harada Ono, da FAV/ UFPA, recebe o Prêmio Benedito Nunes 2022

  • Publicado: Terça, 24 Janeiro 2023 12:30
imagem sem descrição.

Por Keven Silva Magalhães[1]

 

A tese de doutorado “Saburo”, do professor Ricardo Harada Ono, sob orientação da Professora Valzeli Figueira Sampaio, foi escolhida como vencedora da 07° edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, ano de 2022. O trabalho é fruto da pesquisa na linha de “Poéticas e Processos de Atuação em Artes” (PPGARTES/ UFPA), uma obra artística a qual se divide em dois volumes de natureza distinta: um memorial e uma HQ.

De maneira emocional e cativante, a obra em quadrinhos retrata um período da vida do avô de Ricardo, sua vinda do Japão para a Amazônia. Constrói, a partir do encontro de visões entre gerações, aspectos dos anos que antecederam esta mudança, o estabelecimento da família, de maneira a exprimir, gradativamente, sentimentos, motivações e desafios. A estratégia memorial e artística impulsiona uma compreensão de grande significância poética sobre a migração japonesa, comunidade esta que constitui parte das identidades dinâmicas que formam nosso território e nossa cultura.

Para Harada Ono, um dos principais destaques para a premiação de seu trabalho é o de mostrar que desenvolver quadrinhos é viável dentro da academia não somente como objeto de estudo, mas também como produção artística e interdisciplinar. Segundo o professor, sua produção sequencial se firma como um fenômeno híbrido, pois se utiliza de aspectos narrativos e de design comuns ao mangá, embora não seja totalmente simétrico a este formato. Sua perspectiva de leitura e de quadros mantém a configuração ocidental, de maneira a causar um encontro entre mundos e estilos.

O prêmio Benedito Nunes tem o objetivo de premiar, acadêmica e financeiramente, as teses de doutorado de pesquisadores e pesquisadoras vinculadas à Universidade Federal do Pará. E segundo Harada, também é um grande incentivo que estimula a qualidade das pesquisas e o fortalecimento das pós-graduações na maior universidade do norte do Brasil.

Nesta edição, Saburo concorreu ao prêmio com outras 12 teses. Após passar pelos respectivos comitês avaliativos, foi selecionada como a grande vencedora.

Parabéns, professor Ricardo Harada. Sua atuação para o estímulo, a formação de redes de criadoras e criadores, e a produção de narrativas sequenciais para nosso Estado se encontra com este reconhecimento autoral seu.

 

Clique no link abaixo para ter acesso ao trabalho do professor Ricardo Harada Ono:

http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13040

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

[1] Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página